8 de setembro de 2009

O Planejamento viabiliza a propaganda no pequeno negócio

.
.
Embora seja uma prática pouco popular, principalmente entre micro e pequenos empreendedores, o planejamento pode ser a distância entre o sucesso e o “não foi desta vez”. Por exigir um estudo prévio do mercado, do público-alvo e das ações da concorrência, ele reduz, na comunicação empresarial, a margem de erro causada por falta de informações mercadológicas e de verba para investir no momento certo.

No mundo do micro e pequeno empresário e no universo do profissional liberal é tão intensa a falta de verba para divulgação como é a necessidade de comunicação e autopromoção. Justamente nestes casos, o investimento em propaganda deve ser cuidadosamente pensado de forma a adequá-lo aos movimentos do mercado, às particularidades do público-alvo, e às necessidades do empreendedor. Cada centavo investido deve ser potencializado e só possível obter esse efeito com um planejamento que preveja o uso contínuo de táticas de comunicação integradas, complementares entre si, potencializando mutuamente seus resultados. O Planejamento de Comunicação ainda tem vantagens decisivas no uso da propaganda, tais como permitir que se providencie com antecedência a verba para ações de comunicação imprescindíveis, facilitar a reserva de espaços publicitários melhores e o parcelamento por antecipação dos custos com comunicação.

Não existe investimento isolado em propaganda. Dentre as ações de marketing da empresa, a propaganda faz parte de um conjunto de ações de comunicação – vendas externas, telemarketing, embalagem atrativa, pós-venda, assessoria de imprensa, etc. Se não há planejamento, não há como concatenar estas ações de forma que elas apóiem e maximizem os resultados umas das outras, bem como é difícil manter uma atuação harmoniosa e continuada, que amplie e perpetue o reconhecimento da empresa no mercado.

Sucesso a todos!

Juliana Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!Contribua :-)
Não são aceitos spans.