28 de julho de 2009

Para crescer, é preciso pensar grande

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Muitos de vocês já devem ter ouvido falar disso. Mas o que é exatamente “pensar grande”? Certamente não é ter sonhos sem fundamento e gastar como se fosse grande.

Pensar grande no mundo dos negócios é criar condições no pequeno negócio para que ele se torne grande. O empreendedor que pensa desta forma tem tanta fé no sucesso de sua idéia que se prepara com todas as ferramentas ao seu alcance para a chegada deste momento. E isto pode ser feito partindo de onde você está através da capacitação pessoal e reorganização do seu modelo de negócio.

Muitas pequenas empresas ou empreendedores individuais abrem mão de profissionalizar seus processos de marketing (que não incluem somente a propaganda, mas também a escolha do mix de produtos, a implementação de um banco de dados de clientes e a padronização do atendimento aos mesmos, entre outros) sob a justificativa de que o tamanho do seu negócio não gera necessidade de tanto cuidado. Mas é um engano comum acreditar que é possível ver a empresa evoluir sem antes fundamentar este crescimento na profissionalização, que capacitará o empreendimento a suportar e aproveitar demandas cada vez maiores.

Não estamos falando aqui (ainda) de altos investimentos em maquinário ou contratação de novos funcionários. Estamos falando de aperfeiçoar os processos atuais e criar meios para que eles possam se desenvolver de forma contínua, acompanhando o desenvolvimento da corporação. Por exemplo: a criação de um bom banco de dados de clientes viabiliza uma boa comunicação, que pode fidelizar clientes atuais e atrair novos. Se você tem poucos clientes hoje, um banco de dados para sua empresa pode ser criado por você mesmo, mantendo os dados organizados desde o início. Assim você não precisará gastar mais no futuro pagando um profissional que encontrará estas informações perdidas e espalhadas por todos os lados e levará dias ou meses para organizar todos os dados que já poderiam estar gerando lucro.

Outro exemplo importante é a capacidade de planejamento. A decisão antecipada das ações da empresa viabiliza a tomada de decisões fundamentada em dados reais de mercado e do histórico da própria empresa. Isto evita que se deixe de analisar tendências importantes do mercado, como o risco de crise no seu setor, possibilidade de ausência de matéria prima, mudanças de legislação que interfiram em sua margem de lucro, mudança no hábito dos consumidores, etc. Permite ainda, caso o planejamento seja colocado em prática, revisar no ano ou semestre seguinte as ações que foram tomadas e avaliar o seu resultado, possibilitando a construção de um histórico do negócio consistente e enriquecido com causas, conseqüências e aprendizado empresarial. Ainda que o empreendedor não possa ainda contratar um consultor de marketing para um planejamento estratégico da empresa, ele precisa buscar fontes alternativas de informação que permitam construir um planejamento mais simples e implantar na empresa a cultura de se investigar o mercado, planejar as ações e colocá-las em prática de forma disciplinada. Mesmo um bom consultor pouco pode fazer quando o responsável pela empresa não entende os mecanismos básicos de marketing e não facilita sua implantação na empresa.

Hoje já é possível ao profissional autônomo e aos micro e pequenos empreendedores se capacitar para a aplicação profissionalizada das mais diversas práticas empresariais. Muitos destes cursos introdutórios são oferecidos pelo Sebrae de forma gratuita pela internet. Eu mesma já os utilizei e recomendo.

O grande empreendedor de hoje é o pequeno de ontem que soube pensar como grande; se organizar e se profissionalizar como grande. Ele buscou ter o máximo do conhecimento e da capacidade gerencial que os grandes têm e efetivamente aplicou todo esse “adubo” em sua semente, confiando que, se desse o melhor de si, seu pequeno negócio se tornaria uma grande árvore frutífera.
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